Comments

Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Sobre o livro "ARACAJU COMO EU CONTO".

Posted by at 09:46:00 Read our previous post

ARACAJU COMO EU CONTO, além de ser meu primeiro e-book, foi escrito com a proposta inicial de ser um guia-turístico literário, onde o intuito é o de fazer com que o leitor que nunca visitou Aracaju, possa ter uma ideia de como é mais ou menos a capital. E o leitor que é aracajuano ou até mesmo sergipano possa se perguntar se as histórias contidas no livro são reais ou imaginárias. E é essa mistura de lugares reais com personagens criadas, que gera o clima duvidoso para o leitor, que percebe uma atmosfera realista, cujos personagens podem existir ou não. Mas desde já eu previno vocês de que todas as histórias urbanas contidas no livro são  fruto de uma mente criativa, e qualquer semelhança com pessoas, fatos e acontecimentos reais, foi é e será mera coincidência. 

O livro possui quinze contos de caráter urbano. Por isso não poupei os palavrões, que é típico das pessoas que moram nas capitais, sem contar que o palavrão faz parte do DNA nordestino. E alguns desses contos foram retirados de situações bastante cotidianas que só o cidadão aracajuano conhece bem. Os contos são:

UMA ENTREGA, UMA REFLEXÃO - O conto que abre o livro, tem mais cara de crônica do que tudo. Mas são os elementos nele contidos que fazem do mesmo uma bela leitura sobre uma tarde de domingo pelos principais bairros existentes na capital: o bairro Santo Antônio e o bairro São José. O clima reflexivo e surreal foi inspirado no cantor Chico Science, que até hoje é uma referência musical muito forte, mesmo não sendo um artista local.

O DOADOR DE SONHOS - Esse conto é uma homenagem aos grandes empresários do estado, que apesar de sabermos que são pessoas bastante importantes e influentes, faziam de tudo por seus empregados, ajudando-os até mesmo depois de aposentados. Como exemplo eu posso citar o ex-governador e ex-empresário Augusto Franco: um homem poderoso e ao mesmo tempo generoso para com os seus. Sei que existem vários outros aqui no estado, mas no momento não me vêm à memória. Mas esse conto também é para eles.

O PINTOR DE NUVENS - Esse conto faz referência aos sergipanos que são sempre rotulados de muitos adjetivos negativos, quando nascem com o dom da arte. Nesse conto eu abordo um que consegue destaque internacional, justamente fazendo aqui no estado o que é mais correto a fazer, quando nascemos em uma sociedade que não tem o hábito de consumir sua própria cultura: divulgando sua arte fora do estado e quiçá do país.

COISAS QUE ACONTECEM - Um conto que narra o surgimento de um dos personagens mais marcantes, que é Maurice Júnior. Nesse conto é abordado os caminhos que o vício da bebida podem levar, não escolhendo nível social, já que os pais de Maurice Júnior são pessoas que ganham bem e moram em um dos bairros mais ricos da capital.

A DONA DO SALÃO DE BELEZA - Um texto bem interessante que fala sobre a diferença de idades e o prazer que ela pode proporcionar.

AMIGA DE AMIGA É PRA ESSAS COISAS - Esse conto fala sobre traição e sobre essa teia invisível que existe aqui em Aracaju, que faz com que todo mundo tenha sempre amigos em comum.

MEMÓRIAS DE UM BRINQUEDO - A nostalgia que os brinquedos de infância nos trazem são sempre boas ou ruins. Nesse caso, o que é abordado no conto são as dificuldades superadas e o passado que não faz vergonha, mas também não é motivo de orgulho para quem um dia passou por vários apertos na vida.

ENQUANTO O LOBO NÃO VEM - Um conto que é uma prévia de uma trama bem maior do que muita gente pode imaginar.

UMA LIÇÃO PARA TODA A VIDA - O bullying entre diferentes classes sociais e uma amostra de que nunca devemos recuar diante de um grande obstáculo é abordado nesse conto. O conto também remete ao clássico Davi e Golias, mas com um toque de sobrenatural.

DESCONSTRUÇÃO - Uma música de Chico Buarque bastante popular, que foi transformada em conto e que fica ainda mais enriquecida quando o leitor conhece a música.

O DEVORADOR DE LIVROS - O mais lido e comentado entre escritores e leitores profissionais, pela forte mensagem social que ele trás. Depois de conferir o conto, tire suas próprias conclusões.

SAMANTHA - Mais um conto que aborda o tema das drogas de maneira mais crua do que COISAS QUE ACONTECEM. Nesse conto a jovem Samantha é uma menina que sofre de forte depressão, mas as pessoas ao redor acham que é apenas cena ou que ela só quer aparecer. Então sem expectativas, ela se entrega às drogas sem pena.

A LEI DO CÃO - O conto aborda o tema da violência urbana e como essa teia invisível pode ser cruel quando se trata de espalhar um boato. Também pode ser interpretado como um CSI aracajuano.

NA MESA DE UM SALÃO - Esse conto fala em como escolhas erradas podem mudar radicalmente os rumos de nossas vidas. O conto começa com a saída de nosso protagonista da cadeia e ao invés de buscar mudar de vida, ele segue em uma última viagem até a morte de sua amada em um grave acidente causado por um simples descuido.

UMA ÚLTIMA DOSE - Esse conto é a continuação do antecessor e é o conto que fecha o livro. Nesse conto, após passar anos fugindo, o protagonista resolve voltar para casa, mas uma emboscada o aguardava. Ele conseguiu matar todos os seus perseguidores, mas foi atingido mortalmente. E ao invés de buscar ajuda, resolve esperar a morte chegar tomando uma última dose em sua homenagem.

PORQUE EU DEVO COMPRAR O E-BOOK "ARACAJU COMO EU CONTO"?

Primeiro por causa do preço: apenas R$7,90. Segundo porque a leitura, tanto para quem é, quanto  para quem não é de Aracaju é bastante prazerosa e transforma o leitor em um pássaro que sobrevoa a cidade e pousa nas mais variadas e interessantes lendas urbanas que existem (ou não) na capital das araras e dos cajueiros. É como diz o escritor sergipano Renato Mazze Lucas:“Acontecem coisas ali que o simples relator dá a impressão de que o contador de histórias não passa de um mentiroso contumaz, um ser despido de qualquer outro mérito, a não ser o de por embaixo do braço o mais ‘diplomado’ dos pescadores” (1919).

O e-book você encontra clicando no link ao lado: COMPRE AQUI SEU E-BOOK.

Um comentário:

  1. E para os que já leram o livro, gostaram e querem interagir com o autor, basta apenas deixar seu comentário nas postagens que eu responderei o mais rápido possível.

    ResponderExcluir

© WRITER M. GOMEZ is powered by Blogger - Template designed by Stramaxon - Best SEO Template